A Receita Federal disponibiliza, a partir das 10h desta sexta-feira (23/6), a consulta ao segundo lote da restituição do Imposto de Renda (IR) 2023. Ao todo, 5.138.476 contribuintes receberão R$ 7,5 bilhões. O pagamento está programado para ocorrer no próximo dia 30.
A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal. Para isso, o contribuinte deve clicar na seção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta por meio do aplicativo da Receita Federal, para tablets e smartphones.
O reembolso será pago diretamente na conta bancária ou poupança em nome da pessoa que enviou a notificação. A restituição do IR também pode ser feita por uma chave Pix.
- Receita Federal alerta para novo golpe sobre erro na declaração de IR
- Renúncias fiscais são avaliadas constantemente, garante Receita Federal
Caso a conta corrente ou poupança informada à Receita esteja desativada, os valores ficarão retidos no Banco do Brasil pelo prazo máximo de um ano para saque. Nessa situação, o contribuinte pode alterar o cronograma de pagamento por meio do portal do BB ou ligando para a central de atendimento nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088. (número de telefone especial apenas para quem tem deficiência auditiva).
Caso o cidadão não solicite o valor de sua restituição durante um ano, deverá solicitá-lo por meio do portal e-CAC no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu imposto de renda e clicando no botão "Solicitar reembolso".
Saiba Mais
- Economia Reforma prevê tributação de heranças de acordo com valores dos bens
- Economia Reforma tributária propõe cobrança de IPVA para jatinho e lanchas e facilita alterações do IPTU
- Economia Texto preliminar da reforma tributária é "confuso", dizem analistas
- Economia Reforma tributária prevê taxação menor para setores essenciais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.