O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reforçou nesta terça-feira (20/6), em evento realizado pelo Correio, que a reforma tributária deve ser pautada no Plenário da Câmara na primeira semana de julho. A expectativa de Lira é que o texto seja aprovado rapidamente, para então ser enviado ao Senado Federal. Ele destacou ainda que a mudança na sistema tributário é essencial para impulsionar a reindustrialização brasileira.
"Espero que, com a ajuda de todos os brasileiros que têm responsabilidade com esse tema, na Câmara dos Deputados esse tema vai ser colocado em discussão no início de julho", explicou Lira na abertura do evento Correio Debate: Reforma Tributária e a Indústria, realizado pelo Correio Braziliense e pelo Conselho Nacional do Sesi (CN-Sesi).
- Reforma tributária e indústria é tema de debate no Correio; veja programação
- Lira convida governadores para debater reforma tributária nesta quinta
- Reforma tributária é o tema do Correio Debate; acompanhe ao vivo
Para Lira, a discussão sobre o tema finalmente alcançou uma maturidade após quase 60 anos de avaliação. Ele acredita que o texto deve ser aprovado com tranquilidade, e enviado ao Senado Federal o quanto antes. O presidente da Câmara também destacou que um dos principais pontos da reforma é o fortalecimento da segurança jurídica.
Sobre a indústria, Lira defendeu que a reforma é essencial para o processo de reindustrialização que vem sendo articulado pelo governo federal.
"Na contramão de sua importância para o país, assistimos a um processo de desindustrialização. Um dos grandes culpados é o sistema tributário brasileiro, incontestavelmente. Um dos mais complexos, sinuosos e caros do mundo", enfatizou Lira. "O que se pretende é que a indústria nacional esteja mais perto de alcançar a paridade de forças com a indústria estrangeira", completou.
Saiba Mais
- Economia Haddad tentará reuniões bilaterais com ministros da França e Índia em Paris
- Economia Alckmin sobre limite de desconto para carros: "Não é uma decisão definitiva"
- Economia Conselho do FGTS reajusta subsídios do Minha Casa, Minha Vida
- Política Gleisi sobre CPMI: 'Quando Silvinei mente, bolsonaristas fazem confusão'
- Economia Conselho do FGTS autoriza transferência de PIS/Pasep esquecidos ao Tesouro
- Política Nikolas sobre relatora da CPMI do 8/1: 'Passando vergonha'
- Política CPI das ONGs aprova convites a Ricardo Salles e Marina Silva
- Política Caixa suspende cobrança do Pix de pessoa jurídica a pedido de Lula, diz Rui Costa
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.