MINISTÉRIO DA FAZENDA

Galípolo é exonerado e Durigan assume vaga no Ministério da Fazenda

Dario Durigan assume o cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenda e Gabriel Galípolo vai ser sabatinado para ser diretor de Política Monetária do BC

Helena Dornelas
postado em 20/06/2023 16:05 / atualizado em 20/06/2023 16:07
Gabriel Galípolo -  (crédito: Washington Costa/MF )
Gabriel Galípolo - (crédito: Washington Costa/MF )

O economista Gabriel Galípolo foi exonerado do cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenda nesta terça-feira (20/6). No lugar dele, entrará o ex-diretor de políticas públicas do WhatsApp no Brasil, Dario Durigan. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União.

Galípolo, 41 anos, foi indicado em maio pelo ministro da Fazenda, Fernanda Haddad, para a diretoria de Política Monetária do Banco Central (BC). Na época, o ministro disse que o nome foi indicação de Roberto Campos Neto, presidente da autarquia.

Para assumir a nova posição na autoridade monetária, Galípolo ainda precisa passar por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal marcada para a próxima terça-feira (27/6) — e por votação secreta no plenário.

O substituto, Dario Durigan, é advogado formado pela USP (Universidade de São Paulo) e mestre em Direito e Pesquisa Jurídica pela UnB (Universidade de Brasília), Durigan já trabalhou com Haddad na prefeitura de São Paulo de 2015 a 2016.

Durigon também foi coordenador de projetos do Departamento de Gestão Estratégica da AGU (Advocacia Geral da União) entre março de 2010 a agosto de 2011. Depois, foi assessor da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil de 2011 a 2015, durante o governo de Dilma Rousseff (PT).

De 2017 a 2020, atuou como advogado da Consultoria Jurídica da União em São Paulo, e mais recentemente, trabalhou como diretor de políticas públicas do WhatsApp Brasil.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação