Direitos humanos

Ministérios se unem contra violência financeira e patrimonial a idosos

Grupo de trabalho faz parte das ações do Junho Violeta e do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Natália Peronico*
postado em 14/06/2023 15:26 / atualizado em 14/06/2023 15:31
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) divulgou nesta quarta-feira (14/6) a criação de um grupo de trabalho, em parceria com outras pastas, para combater a violência financeira e patrimonial contra pessoas idosas.

A iniciativa tem como objetivo propiciar uma maior inclusão de pessoas idosas a meios digitais, além de promover campanhas de conscientização, meios de prevenção e aprimoramento de canais de denúncias. O GT conta com a organização da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

As propostas de políticas públicas preveem, inclusive, uma cooperação técnica com plataformas digitais, para enfrentar este tipo de crime. Segundo o MDHC, foi estabelecido contatos com outros ministérios, empresas que administram redes de mídias sociais, além da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O grupo de trabalho terá 60 dias para apresentar estratégias de inclusão. A portaria foi divulgada no Diário Oficial nesta quarta-feira (14/5).

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação