São Paulo — Se você pensa que a inteligência artificial (IA) ganhou relevância com o apenas com o Chat GPT, é melhor rever as ideias. Bastante explorado pela ficção científica no passado, o conceito vem, há alguns anos, transformando-se em algo presente não apenas em processos industriais ou na pesquisa de ponta, mas também no cotidiano de muitas pessoas. Atualmente, a tecnologia está cada vez mais enraizada em diversos setores da indústria.
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As empresas vêm procurando otimizar seus processos e descobrir formas mais ágeis de alcançar os objetivos de negócios. Segundo a presidente da SAP Brasil, Adriana Aroulho,o cenário atual de mudanças constantes impõe a necessidade de maior agilidade para se manterem competitivas e para resolverem os desafios. "Com novas funcionalidades habilitadas para a inteligência artificial, as IAs vão ajudar as equipes em toda a empresa a antecipar e a lidar com mudanças e incertezas com facilidade, oferecendo mais visibilidade, produtividade e resultados positivos ao negócio", diz.
Segundo Adriana Aroulho, em torno de 130 cenários de inteligência artificial estão firmemente integrados aos softwares da SAP, e mais de 23 mil clientes ao redor do mundo já utilizam tais capacidades. Com a IA generativa, no entanto, a SAP acredita que estamos no limiar de uma nova era.
De acordo com o vice-presidente para América Latina de S/4 Hana e Rise With SAP, Alexandre Pereira, a inteligência artificial é um investimento para as empresas. "Quando se adota essa ferramenta, ela tem a possibilidade de ativar, ou mesmo de adquirir cenários nos negócios pela IA", afirma. Segundo ele, a ERP — um sistema integrado de gestão empresarial, que interliga todos os dados e processos de uma organização em um único sistema — dá a possibilidade de aplicar programas de inteligência em vários tipos de negócios. Seja em RH seja em contabilidade, até uma fábrica que trabalha com grande escala.
Entretanto, mesmo com tantos benefícios, de acordo com Pereira, não há resistência das empresas em relação à IA. "Na verdade, eu acho que está superdisseminado, quando você vai a qualquer reunião de uma empresa que quer expandir, eles vão falar de inteligência artificial. Eu acho que um ponto importante é de como usar isso de uma forma melhor", afirma. Pereira explica que há plataformas que ajudam totalmente no funcionamento de uma empresa.
E-commerce
As mudanças rápidas e frequentes no comportamento dos consumidores exigem que as empresas encontrem maneiras eficientes e ágeis de aprender sobre as necessidades dos clientes para conseguirem se destacar no mercado. É aí que a inteligência artificial ganha destaque. A ferramenta está em crescente uso dentro de e-commerces por ser capaz de aprimorar a experiência de compra do usuário, aumentar a eficiência do marketing com dados em tempo real, além de ajudar na personalização de produtos, atuar na área de prevenção de fraudes e até auxiliar no planejamento da cadeia de abastecimento.
A SAP lançou dicas de como é possível aplicar a IA nos negócios on-line. Uma delas é a personalização de publicidade. Segundo a empresa, a inteligência artificial analisa grandes quantidades de dados dos clientes — como os dados demográficos, histórico de compras e interesse — para traçar comportamentos e revelar preferências e necessidades.
Com essas informações, empresas usam a IA para direcionamento e segmentação de público, evitando bombardear os consumidores com conteúdos irrelevantes, atingindo taxas de engajamento mais altas. Assim, a personalização de marketing fica mais avançada, com personas e clientes gerados pela tecnologia, com base em dados psicográficos e fatores psicológicos qualitativos. Com a IA, os compradores pesquisam os produtos dos quais precisam e a ferramenta pode fazer com que apareça um anúncio com exatamente aquilo que eles precisam.
Outro ponto apontado pela SAP é a necessidade da prevenção de fraudes. A ferramenta analisa os sentimentos dos consumidores extraindo dados de opiniões, análises, pesquisas e mídias sociais. Ao ser capaz de reconhecer a linguagem do seu público e saber como ele se sente em relação a sua marca, também é possível reconhecer quando as avaliações e opiniões estão distorcidas e são, na verdade, resultados de revisores pagos que fazem avaliações falsas para enganar os clientes.
A terceira e última dica é o planejamento da cadeia de suprimentos. De acordo com a SAP, com dados sobre o comportamento dos clientes, a IA pode ajudar as empresas a otimizarem seus estoques, pois conhecem sua demanda, reduzindo o desperdício e melhorando a eficiência. Também é possível obter dados em tempo real e em qualquer lugar para garantir que a cadeia de suprimentos tenha o fluxo correto de entrada e saída, mitigando erros e facilitando as tomadas de decisões.
A repórter viajou a convite da SAP
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