A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) relatou progresso no processo de acessão do Brasil, além de outros países como Bulgária, Croácia, Peru e Romênia, em comunicado sobre a reunião ministerial.
"Continuamos nossa colaboração com parceiros-chave e outros, inclusive por meio de programas regionais e nacionais, bem como sua adesão aos padrões da OCDE", disse a organização chefiada pelo secretário-geral Mathias Cormann, enfatizando "a importância do multilateralismo e da união para enfrentar os desafios globais e ir além de nossos membros atuais".
A reunião teve como tema "garantindo um futuro resiliente: valores compartilhados e parcerias globais" e foi encabeçada pelo Reino Unido na presidência, com a Costa Rica e a Nova Zelândia na posição de vice-presidentes. O encontro também reafirmou os valores da comunidade, como na Declaração de Visão de 2021, além de diversidade e inclusão, e condenou a invasão da Rússia à Ucrânia mais uma vez.
A instituição também destacou a importância de uma reforma tributária no sistema internacional e seu papel vital na entrega de uma economia com zero emissões de carbono. Outro ponto levantado foi o compromisso no Acordo de Paris, inclusive por meio da entrega do Pacto Climático de Glasgow e do Plano de Implementação de Sharm el-Sheikh. "Esperamos um resultado ambicioso e bem-sucedido da COP28", afirmou a OCDE.
Saiba Mais
- Economia Gastos com subsídios dispararam em 2022 e atingem 5,86% do PIB
- Economia Valor do aluguel residencial no Brasil cai em maio, aponta FGV
- Economia União reconhece vínculo de 927 servidores do ex-território do Amapá
- Economia Após mais de 20 anos, Cade aprova aquisição da Garoto pela Nestlé
- Economia "Otária", classe média pagará R$ 230 bi a mais do que deveria em IR neste ano
- Economia Inflação desacelera e aumenta expectativa de queda dos juros
- Economia Banco Central pode baixar juros em agosto, segundo analistas
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.