O Banco do Brasil vai lançar, na terça-feira (6/6), o Ourocard Orgulho, um cartão de crédito em que possível o titular usar o nome social. O plástico será estampado com as cores da bandeira do arco-íris e simboliza uma nova etapa da na política da instituição. Ele estará disponível na Parada LGBTQIAP+ de São Paulo, da qual o banco é patrocinador.
Sob gestão de Tarciana Medeiros, nova presidente do BB, nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a pauta da diversidade voltou a fazer parte da política do banco. Medeiros é a primeira mulher a comandar a instituição, além de ser negra e lésbica.
Com a nova gestão, o banco voltou a participar da parada LGBTQIAP+ de São Paulo, a maior do mundo. Na edição de 2023, o BB é um dos maiores patrocinadores e estará presente na 22ª Feira Cultural da Diversidade, evento que abre a programação da marcha.
Na feira, que ocorre na quinta-feira (8/6), das 10h às 21h, no Memorial da América Latina, o Banco do Brasil estará com um estande para promover a educação financeira e qualidade de vida. No local, os participantes receberão brindes e poderão solicitar o cartão personalizado do mês do orgulho.
Os interessados em adquirir o plástico também poderão solicitar a emissão por meio do aplicativo do banco, na aba chamada Ourocard Orgulho.
Nome social em cartões
A inclusão de nome social em cartões de crédito não é novidade. Desde 2016, por meio do decreto número 8.727, de 28 de abril de 2016, pessoas travestis e transexuais podem utilizar o nome em cartões tanto na modalidade crédito, quanto débito.
O decreto, assinado pela então presidente Dilma Rousseff, permite o “uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional”.
Assim, desde aquele ano, os clientes do Banco do Brasil podem incluir o nome social nos cartões que contém a função débito e crédito, além dos pré-pagos. Para isso, basta solicitar a alteração na agência de relacionamento.
Outros bancos como Nubank, C6 Bank, Santander, Itaú e Bradesco, por exemplo, também oferecem essa alternativa aos clientes que desejam adicionar o nome social no cartão.
Saiba Mais
- Economia Inflação é muito pior que juro alto, explica diretor do BC
- Economia Campos Neto: efeito de medidas da pandemia é inflação alta e persistente
- Economia Governo anuncia programa de renegociação de dívidas de até R$ 5 mil
- Economia Programa para carros é exclusivo para pessoas físicas durante 15 dias
Parada LGBTQIAP+ terá 100 expositores e 50 atrações artísticas
A 22ª Feira Cultural da Diversidade contará com cerca de 100 expositores com estandes de artesanato, instituições, patrocinadores e de alimentação. Ocorrerá também a feira de arte queer, que tem como objetivo incentivar a economia criativa por meio dos artistas plásticos que terão a oportunidade de comercializar suas obras.
Um karaokê também estará à disposição dos visitantes do evento. Batizados de Karão oque! e Experiência Drag, a atração proporcionará aos interessados a chance de se tornarem drag queen por um dia.
A arte é o pilar principal da edição. Além das exposições, o evento terá um museu livre, o Planeta Arte, com obras e artistas de todo o mundo. Em relação às atrações musicais, o evento terá mais de 50 atrações artísticas no Palco da Diversidade LGBT+.
No dia da marcha, as cantoras Daniela Mercury, Pabllo Vittar e Pocah são algumas das atrações principais. Todo o evento terá recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, como intérpretes de libras, audiodescrição e área reservada.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.