A startup brasiliense Photos.live se destacou ao participar da feira mundial de startups Next Rise. Realizada entre 1º e 2 de junho, em Seul, na Coreia do Sul, o evento reuniu pequenas empresas focadas em tecnologia de todo o mundo.
Oriundas do Brasil, além da Photos.live, havia outras duas startups: Trakto Design e ManyContent. O critério para participar da feira foi conquistar o concurso organizado pelo Sebrae, em parceria com a Embaixada do Brasil em Seul intitulado “Missão de Startups Brasileiras à Feira Next Rise 2023”. Nesta seleção, realizada em abril, a Photos.live ficou em primeiro lugar.
Para o empresário Leonardo Araújo, sócio da startup brasiliense, a participação na feira Next Rise foi uma oportunidade de expandir a abrangência da empresa na Ásia. "Não consigo mensurar ainda o total impacto que isto teve para nós, mas já voltei de lá com negócios!", comemorou.
Focada no uso da ingeligência artificial para personalizar a escolha de fotografias registradas em eventos, a Photos.live é conhecida no Brasil por cobrir shows, como o Lollapalooza, e encontros culturais, a exemplo do maior festival de cultura negra do país, o Afropunk. Nesses eventos, a plataforma da startup é usada, entre outras funções, para identificar convidados em meio à multidão de pessoas.
A ideia da empresa, segundo Leonardo Araújo, foi destacada para uma apresentação no palco principal da feira asiática.
"Nossa solução chamou a atenção da organizadora do evento, o Korean Development Bank que nos escolheu como a única startup latino-americana a se apresentar no palco Global, ao lado de outras iniciativas inovadoras de renome internacional", afirmou o empresário, citando outras startups de que se apresentaram ao lado da Photos.live, como a alemã Micropsi Industries e a francesa WeCo Toilet.
A apresentação do trabalho da empresa brasileira no palco principal do Next Rise, na avaliação de Leonardo, foi uma oportunidade de detalhar a startup para o mercado sul-coreano.
"Esse reconhecimento do Korean Development Bank valida a qualidade e o potencial da nossa solução no mercado asiático. Saber que uma instituição tão renomada acredita no nosso trabalho nos enche de confiança e abre portas para novas oportunidades", disse.
"Projetar nossa empresa nesse cenário nos coloca em uma posição privilegiada para conquistar novos mercados e expandir nossa atuação internacional. Como dizem por lá: Se funciona na Coreia e Singapura, funciona em toda a Ásia! Estamos empolgados com as possibilidades que esse reconhecimento trará para o nosso crescimento", concluiu Leonardo.
- Jovem empreendedor de Taguatinga conquista o mundo com startup preta
- Projeto capta R$ 2,7 milhões para startups e apresenta impactos de dois anos
Ásia é um terreno fértil
Assim como a participação em um dos maiores eventos de startups do mundo realizado na Coreia do Sul, a primeira ideia do que seria a empresa Photos.live surgiu na Ásia. Segundo Leonardo, mais especificamente, a concepção brotou na China.
"Tive a idéia de democratizar o acesso às fotos das pessoas, ao ver que apenas pessoas 'fotogênicas' ou importantes tinham suas imagens divulgadas pela produção [de um evento]. Comecei a desenvolver a solução enquanto estava em uma viagem de trabalho à China em 2019. Lá mesmo [na China] cobri o primeiro evento com o protótipo desenvolvido, e deu super certo", contou.
De volta ao Brasil, à época, Leonardo apresentou essa ideia a dois colegas da Universidade de Brasília (UnB) para iniciar o negócio, no ano de 2020.
Com três anos de atividade e a recente participação da feira Next Rise, a Photos.Live almeja consolidar a presença no mercado internacional.
"Além de termos marcado presença em grandes eventos no Brasil, estamos fazendo eventos na Argentina, Estados Unidos e Portugal. Nossa equipe tem atuação com o desenvolvimento de I.A [inteligência artificial] há mais de 10 anos. Somos da era "pré-Chat GPT" e agora com o boom no campo, as empresas brasileiras estão vendo que I.A funciona mesmo! Estamos bem contentes e gratos com tudo", declarou Leonardo.
A abrangência mundial da startup também vai na perspectiva buscar parcerias com mais empresas do setor de eventos. "Estamos empolgados com o futuro e determinados a levar a Photos.Live ao próximo nível de sucesso", concluiu.
Saiba Mais
- Economia MP que dá desconto a carros populares é publicada nesta terça-feira
- Economia IGP-DI tem queda pela terceira vez, recuando 2,33% em maio
- Economia Servidores do BC ameaçam entrar em greve por descumprimento de acordos
- Economia Desconto para compra de carros deve acabar em um mês, calcula Anfavea
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.