FUNCIONALISMO

Ministra da Gestão anuncia divisão de secretaria voltada para administração de pessoal

Secretaria de Gestão e Relações de Trabalho será dividida em duas para "aprimorar a eficiência das áreas", de acordo com ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou, nesta quarta-feira (24/5), a divisão da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (SGPRT), que era chefiada por Sergio Mendonça que, após a pasta fechar o acordo em tempo recorde com os servidores. Segundo a ministra, ela optou por dividir em duas as equipes da secretaria, separando as atribuições, sem criação de novos cargos, "visando aprimorar a eficiência das áreas".

A Secretaria de Gestão de Pessoas ficará a cargo do economista José Celso Cardoso Jr e a Secretaria de Relações de Trabalho ficará sob a responsabilidade do sindicalista José Lopes Feijóo. “É necessário resolver um problema concreto que é o excesso de atribuições no âmbito da mesma secretaria e, portanto, sob a responsabilidade do mesmo secretário ou secretária”, explicou a ministra, em comunicado da pasta. “Por outro lado, é também uma medida de gestão com foco no aumento da eficiência, pois com a especialização e autonomia, cada secretaria passar a concentrar os esforços na área finalística sob sua responsabilidade”, complementou.

A escolha dos secretários que serão os principais responsáveis por duas áreas que são centrais para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Secretários que, naturalmente, contarão com todo o apoio e expertise acumulada pelas respectivas equipes”, explicou Esther Dweck.

 

Perfil e atribuições

O novo secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso Jr., é doutor em Economia e também servidor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), tem atuado em cargos de direção e gestão, mas, nos últimos anos, tem estudado as questões de Estado no Brasil. Ele será responsável pela administração da folha de pagamentos do governo federal e por outros temas relacionados à gestão de pessoas, como desenvolvimento de pessoas e provimento e movimentação de pessoal. 

O novo secretário de Relações de Trabalho, José Lopes Feijóo, que acumula experiência como sindicalista, ficará responsável por conduzir a Mesa Nacional de Negociação Permanente com os representantes das entidades sindicais. A Mesa, estava fechada desde 2016 e foi reaberta em fevereiro deste ano. O próximo calendário de conversas deverá ser montado até o fim deste mês. 

A definição detalhada da competência de cada secretaria será publicada em Decreto. Até a nomeação dos dois, após a criação das duas secretarias, a SGPRT continua sendo liderada por Meri Lucas, que assumiu interinamente após a saída de Sérgio Mendonça, eleito vice-presidente de Pessoal da Caixa.