LEÃO

Consulta de Restituição do IRPF apresenta instabilidade nesta quarta (24/5)

Contribuintes não conseguem acessar a plataforma disponibilizada pela Receita Federal

O site da consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2023, disponibilizado pela Receita Federal na manhã desta quarta-feira (24/5), apresenta instabilidade. Liberado às 10h, a plataforma não permite que o contribuinte acesse à consulta após inserir os dados solicitados — número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), data de nascimento e o ano da restituição. Por volta das 10h40, o site começou a permitir o acesso para alguns usuários, mas não para todos. O aplicativo da Receita, chamado Pessoa Física, segue normalizado. 

Ao Correio, a Receita informou que "está monitorando o sistema de consulta" e que "devido ao elevado número de consultas, fora do padrão normal, estamos providenciando o aumento da infraestrutura". O órgão não respondeu, no entanto, se há um prazo previsto para a regularização do sistema. 

Nas redes sociais, os contribuintes acionaram a Receita para relatar o problema. Em uma publicação do órgão sobre a consulta, os usuários comentaram que "não conseguem ver" e perguntam se há previsão para a plataforma voltar a funcionar. "Só não está funcionando, né? Tem previsão de retorno? Sistema fora já no primeiro minuto", declarou um contribuinte. 

De acordo com a Receita Federal, o primeiro lote será pago daqui a uma semana: 31 de maio. Serão contemplados 4.129.925 contribuintes, no valor total de R$ 7,5 bilhões. Segundo o órgão, é "o maior valor já pago pela Receita Federal em um lote de restituição do IRPF”.

O contribuinte que não resgatar o valor da restituição no prazo de 1 (um) ano deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.