A Marisa (AMAR3) anunciou que vai fechar 91 lojas como parte de um plano de recuperação da geração de caixa e rentabilidade da empresa. O CEO da rede, João Pinheiro Nogueira Batista, disse que o processo deve custar cerca de R$ 62 milhões.
A empresa justificou o fechamento das lojas ao fato de essas unidades serem "deficitárias por definição", além do processo de reestruturação da marca.
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No primeiro trimestre de 2023, a empresa registrou perda líquida de R$ 149 milhões, alta de 64,2% em relação ao mesmo período de 2022. Em mensagem enviada aos acionistas, a empresa informou que 25 lojas já foram fechadas entre março e abril. E outras 26 serão encerradas ao longo de maio.
A varejista também afirmou que renegociou dívidas com 90% dos fornecedores e 65% dos proprietários de imóveis. A dívida líquida chega à casa dos R$ 461 milhões, segundo o balanço do 1º trimestre.
"Estamos acompanhando de perto a evolução das iniciativas do governo federal para o setor de varejo no Brasil, que objetivam coibir a concorrência desleal e reestabelecer a isonomia tributária", diz o comunicado assinado por Nogueira Batista.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro