O Banco Central (BC) divulgou, na manhã desta segunda-feira (15/5), mais uma edição do Relatório de Mercado, conhecido como Boletim Focus, que apresenta as expectativas de analistas para a economia do país nos próximos anos. Segundo o boletim divulgado hoje, a projeção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, passou de 6,02%, na semana passada, quando registrou queda, para 6,03%.
- Juros altos impactam micro e pequenas empresas
- Inflação desacelera em abril, mas fica acima do esperado puxada por remédios
- Tebet sinaliza inflação "um pouquinho menor do que o que está na expectativa"
Os analistas do mercado financeiro também projetam um crescimento maior do Produto Interno Bruto (PIB), neste ano. A estimativa de avanço do índice passou de 1,00% para 1,02%. Para 2024, a projeção aponta para um crescimento de 1,38%, inferior às expectativas da semana passada, quando os analistas indicaram um avanço de 1,40%.
Em relação ao câmbio do dólar, não houve alteração na projeção, na comparação com a última semana, e a moeda norte-americana deve encerrar o ano a R$ 5,20. Também não houve mudança na expectativa para a taxa básica de juros (Selic) — atualmente em 13,75% —, que deve terminar 2023, no patamar de 12,50% ao ano.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro