Mais de 1,3 milhão de empresas foram abertas no Brasil entre janeiro e abril de 2023, com tempo médio gasto de 1 dia e seis horas. As informações são do Mapa de Empresas, documento elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Nesse período, o Brasil registrou a abertura de 1.331.940 empresas, totalizando mais de 21 milhões de CNPJs ativos no território nacional. Deste total, 93,7% são de microempresas ou empresas de pequeno porte.
- Haddad diz que vai reprogramar pagamento de dívida da Venezuela
- IGP-M tem deflação de 1,84% em maio, e acumula queda de 4,47% em 12 meses
- Entenda ascensão meteórica da PepeCoin e o universo de criptomoedas
Ainda segundo o estudo, 736.977 CNPJs foram encerrados no primeiro quadrimestre do ano. Com isso, o saldo ficou positivo, em 594.963 empresas.
“O total de aberturas foi 21,8% maior do que no quadrimestre anterior e 1,6% menor em relação ao mesmo período de 2022. Já os fechamentos representaram aumento de 34,3% e 34,7%, respectivamente, nas mesmas bases”, informou o ministério.
Por estado
No total, São Paulo foi o estado que mais abriu empresas nos quatro primeiros meses do ano, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Goiás. Somados, essas oito unidades federativas concentram 75% das empresas brasileiras.
“Em termos de crescimento percentual, porém, os estados que mais avançaram sobre o quadrimestre anterior, último de 2022, foram Tocantins (34,8%), Mato Grosso (32,9%), Rondônia (29,9%), Paraná (28,2%) e Roraima (27,1%)”, acrescentou a pasta.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
- Economia Encomendas em sites estrangeiros serão taxadas na hora da compra; entenda
- Economia Campos Neto: É a 1ª vez que temos surto de inflação mundial e Brasil com inflação mais baixa
- Economia Tebet sobre artigo polêmico do arcabouço: "Trocou-se 6 por meia-dúzia"
- Economia IGP-M tem deflação de 1,84% em maio, e acumula queda de 4,47% em 12 meses
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.