Empresários do setor industrial avaliam que o cenário ainda é desfavorável para o crescimento da produção. Divulgado na manhã desta segunda-feira (29/5), o Índice de Confiança da Indústria recuou 1,6 ponto em maio, na comparação com o mês anterior. O levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) registrou uma queda ainda maior em relação ao mesmo mês do ano passado. Neste cenário, a queda foi de 6,9% no quinto mês do ano.
O retrocesso na confiança atingiu 13 dos 19 segmentos analisados pelo instituto na pesquisa. O resultado deste mês também indica piora nas avaliações em relação à expectativa para os próximos meses. Tanto o Índice Situação Atual (ISA) quanto o Índice de Expectativas (IE) recuaram 1,7 ponto em maio, para 91,8 pontos e 94,0 pontos, respectivamente.
- Alckmin adianta anúncio de medidas de apoio à indústria
- Mercadante anuncia R$ 20 bi em linhas de crédito de apoio à indústria
- Custos industriais apresentam alta de 10,7% em 2022, aponta CNI
A demanda menor é o principal desafio enfrentado, na opinião dos empresários do setor de indústrias. Um dos quesitos que integram o ISA, a percepção dos empresários em relação ao nível de demanda foi o que mais impactou negativamente o resultado do índice, com queda de 2,5 pontos neste indicador, que recuou para 92,4 pontos. Diante disso, o indicador que mede o nível de estoques subiu 1,6 ponto, e atingiu 106,6, no total.
“O cenário desafiador atual, com enfraquecimento na demanda, taxa de juros elevada e inflação geram maior cautela nos empresários que projetam redução na produção, e uma tendência negativa para os negócios nos próximos seis meses parecida com o observada no período da pandemia em 2020” comenta o economista do FGV Ibre, Stéfano Pacini.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
- Economia Medida para carros populares pode enfraquecer economia, avaliam economistas
- Economia PIB se recupera no 1º trimestre, mas não deve crescer ao longo do ano
- Economia Biden e McCarthy chegam a acordo sobre teto nos EUA e trabalham agora por votos
- Economia Boletim Focus: mercado reduz projeção de inflação para 5,71% em 2023
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.