CONSUMO

Intenção de consumo cresce 2,4% entre as famílias em maio

De acordo com o índice, o crescimento tem relação com as quedas sucessivas da inflação, o que aumenta a disposição do consumidor em gastar.

Natália Peronico*
postado em 18/05/2023 14:26 / atualizado em 18/05/2023 14:28
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

A Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo (CNC) divulgou, nesta quinta-feira (18/5), os dados da pesquisa sobre Intenção de Consumo das Famílias (ICF). Do mês de abril para maio, houve um crescimento de 2,4%, o que demonstra avanço na confiança do brasileiro em gastar. A pesquisa, que conta com sete componentes, apresentou, também, aumento nas compras de bens duráveis, em 5,5%, e no nível de consumo atual, 3,4%.

O IFC tem apresentado crescimento desde janeiro. Abaixo de 100 pontos, o índice demonstra insatisfação dos consumidores, entre os 100 e os 200, satisfação. Ainda que não esteja acima dos 100 pontos, a Confederação considerou o crescimento, uma vez que a inflação continuou a cair e a taxa de emprego, um indicador de pesquisa, também aumentou em 1,6%.

A renda atual e a perspectiva de consumo também progrediram em 2,9%, com a maior pontuação, de 115,3%. Já a profissional e acesso ao crédito tiveram altas de 1,2% e 0,8%. Comparada a abril, a ICF cresceu 21,7%, com maiores taxas para bens duráveis, 35,1%, consumo atual, 32,8%, perspectiva de consumo, 31,7%, e profissional 13,9%. Ainda em relação a abril, a renda atual aumentou 27,6%, o emprego atual, 14,9% e o acesso ao crédito 8,8%.

*Estagiária sob supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação