O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou ter reunido em sua sede, no Rio de Janeiro, um grupo de demógrafos e estatísticos para uma oficina de apresentação e avaliação dos resultados populacionais preliminares do Censo Demográfico 2022. O encontro, promovido entre 10 e 12 de maio deste ano, tem como objetivo a elaboração de um relatório sobre os trabalhos do levantamento censitário, que permanece em campo até o fim deste mês.
"Este relatório terá a chancela do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), que também acompanhou o evento. O documento está previsto para ser publicado nos próximos 30 dias", informou o IBGE, em comunicado divulgado nesta terça-feira, 16.
A coleta do Censo foi iniciada em 1º de agosto de 2022, planejada para se estender inicialmente até o fim de outubro do ano passado. Após uma série de dificuldades para contratação, pagamento e manutenção de recenseadores atuando no trabalho de campo, o prazo foi prorrogado sucessivas vezes. A coleta tem como data de referência as condições em que vivia a população brasileira especificamente no dia 31 de julho de 2022.
Saiba Mais
- Economia Hapvida (HAPV3) vende operação de ambulâncias por R$ 150 milhões
- Economia Lula está preocupado em manter a nova política do salário mínimo, diz Haddad
- Economia Live do Correio responde dúvidas sobre declaração do IR, nesta segunda-feira
- Economia "Qualquer tipo de incerteza nos coloca em situação frágil", diz Aras sobre Eletrobras
- Economia Banco do Brasil divulga lucro de R$ 8,5 bi de janeiro a março de 2023
- Economia Seminário do Correio joga luz sobre a extração legal do ouro
O IBGE chegou a anunciar a conclusão oficial da coleta do Censo em fevereiro deste ano, mas os recenseadores permaneceram em campo tentando reduzir a proporção de não recenseados na população brasileira. No início de maio, o instituto anunciou nova prorrogação na etapa de apuração e coleta, que por ora se estenderá até o próximo dia 28. A divulgação dos primeiros resultados também foi adiada, tendo 28 de junho como nova data estipulada.Segundo o IBGE, o índice de não resposta está atualmente abaixo de 4,5% na média do País.
No seminário, os especialistas convidados pelo instituto assistiram a uma apresentação dos avanços tecnológicos, além de indicadores de cobertura e da qualidade da operação. Os profissionais também tiveram acesso aos números preliminares do Censo 2022, bem como à metodologia de cálculo utilizada pelo IBGE para imputação e preenchimento de dados faltantes em domicílios sem entrevista realizada.
Segundo o órgão estatístico, "cientes dos resultados populacionais preliminares e dos métodos utilizados nos cálculos do IBGE, os participantes da oficina formularam as primeiras análises, críticas e sugestões, que constarão de um parecer técnico a ser apresentado em meados de junho".
O IBGE listou entre os profissionais presentes à oficina Alicia Bercovich, Antonio José Ribeiro Dias, Bernadette Waldvogel, Bernardo Lanza Queiroz, Cassio Turra, Claudio Egler, Diana Sawyer, Eleonora Cruz Santos, Helena Cruz Castanheira, Irineu Rigotti, Junia Quiroga, Laura Wong, Maria Paula Ferreira, Marcos Roberto Gonzaga, Simone Wajnman, Suzana Cavenaghi e Zélia Bianchini.
Saiba Mais
- Economia As mudanças de vida na Argentina com inflação acima de 100% ao ano
- Economia Setor de serviços cresce 0,9% em março, com destaque para transportes
- Economia Extração de ouro é tema de debate no Correio; acompanhe ao vivo
- Economia Petrobras anuncia redução no preço do diesel, gasolina e gás; confira
- Economia Mais de 11 mil obras do Minha Casa Minha Vida foram retomadas, diz ministro
- Economia "Queremos exploração de riquezas, mas dentro da legalidade", diz Gilmar Mendes
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.