Na manhã de terça-feira (16/5), a Petrobras divulgou uma nota informando que, ontem (15/5), aprovou uma nova estratégia comercial para precificar o diesel e gasolina, baseada no custo alternativo do cliente como valor prioritário e o valor marginal para a própria estatal. O plano busca aumentar a possibilidade de preços competitivos, com melhores condições de produção e logística.
Os reajustes permanecem sem frequência definida para evitar o repasse a preços internos pela oscilação de cotações internacionais e taxas de câmbio. A empresa procura melhor acessibilidade de preço aos clientes com o plano: preços mais competitivos, equilibrando os valores com o mercado interno e externo. A petroleira alega que poderá trabalhar de forma mais eficiente e se colocar no mercado de modo eficaz.
As referências de custo alternativo do cliente são dadas pela disponibilidade de suprimento com fornecedores e o valor marginal para a Petrobras vem do custo das várias alternativas de produção, importação e exploração da estatal. Os valores permanecerão a ser divulgados via canais de comunicação comuns aos clientes.
Alinhado à Diretriz de Formação de Preços no Mercado Interna, aprovada em julho de 2022, a estratégia comercial ainda está ligada ao Grupo Executivo de Mercado e Preço, que conta com o presidente da empresa, o diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados e o diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.
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Estagiária sob supervisão de Lorena Pacheco
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