O economista e secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, foi eleito, nesta sexta-feira (12/5), presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil para o mandato de 2023 a 2025. Para a vice-presidência foi eleita a procuradora da Fazenda Nacional Anelize Lenzi Ruas de Almeida, de acordo com comunicado da gerente geral de Relações com Investidores do BB, Janaína Storti.
Ambos são membros do Conselho do BB, mas Galípolo não deverá exercer o mandato até o fim. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na última segunda feira (8/5), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou, na segunda-feira, o secretário-executivo da Fazenda para a vaga de diretor de Política Monetária do Banco Central.
Como o nome de Galípolo para a diretoria do BC ainda precisa ser sabatinado pelo Senado Federal, até lá, o economista poderá exercer a presidência do Conselho do BB. Contudo, ele precisará se desligar do cargo após a aprovação da indicação dele pelo Congresso, pois passará a integrar o órgão fiscalizador do setor financeiro.
Breve perfil dos eleitos
Graduado e mestre em economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Galípolo foi presidente do Banco Fator de 2017 a 2021 e professor da Graduação da PUC-SP, é professor do MBA de PPPs e Concessões da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo em parceria com a London School of Economics and Political Science.
Anelize Almeida, é procuradora da Fazenda Nacional desde 2006, com atuação nas áreas de gestão, Dívida Ativa da União e consultoria tributária e financeira. A servidora é pós-graduada em direito público e em gestão e administração pública (FGV- 2013) e mestre em Políticas Públicas (Oxford – 2020).
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.