MULTILATERALISMO

BID anuncia nomes de três novos vice-presidentes do banco

Candidatos indicados pelo presidente do BID, Ilan Golffajn, são confirmados pela diretoria-executiva e devem assumir cargos entre junho e setembro. Lista inclui duas mulheres e um homem

Correio Braziliense
postado em 12/05/2023 17:18 / atualizado em 12/05/2023 17:21
 (crédito: Marcos Oliveira/Agência Senado)
(crédito: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) fez o anúncio de três novos vice-presidentes. Jordan Schwartz será vice-presidente-executivo, Ana María Ibañez ocupará a posição de vice-presidente de Setores e Conhecimento, e Anabel González atuará como vice-presidente de Países. Os candidatos, que foram indicados pelo presidente do BID, o economista brasileiro Ilan Goldfajn, e confirmados pela diretoria-executiva, devem tomar posse entre junho e setembro deste ano.

Jordan Schwartz, cidadão norte-americano, é Chefe de Operações (COO) do Banco e assumirá o novo cargo para supervisionar o controle de qualidade e a gestão de risco de todas as operações. O vice-presidente-executivo preside os comitês de Administração responsáveis pelas atividades operacionais da instituição e oferece supervisão e direcionamento para os vice-presidentes e todos os funcionários em cargos gerenciais. A posse ocorrerá em 1º de junho.

Ana María Ibáñez, cidadã colombiana, é assessora principal em Economia na vice-presidência de Setores e Conhecimento. Anteriormente, atuou como decana da Faculdade de Economia na Universidad de los Andesserá, responsável pela geração de conhecimento sobre os desafios de desenvolvimento nos vários setores para apoiar os países membros na formulação e execução de seus programas, projetos e iniciativas de integração regional e comércio, entre outras funções.

No próximo cargo, Anabel González será responsável por liderar as relações do BID com seus países membros mutuários para o Grupo BID, incluindo a formulação de estratégias regionais e de país, a supervisão das operações de setor público do Banco e ajuda para o desenvolvimento do programa de garantias não-soberanas. A posse também ocorrerá em 1º de junho.

Anabel González, de dupla cidadania costa-riquenha e norte-americana, é diretora-geral adjunta da Organização Mundial de Comércio (OMC). Especialista mundial em comércio, investimento e desenvolvimento econômico, atuou anteriormente como ministra do Comércio Exterior da Costa Rica e diretora sênior de Práticas Mundiais de Comércio e Competitividade no Banco Mundial. Ela assumirá a posição em 1º de setembro.

Goldfajn agradeceu à vice-presidente-executiva, Reina Irene Mejía, ao vice-presidente de Países, Richard Martínez, e ao vice-presidente de Setores e Conhecimento, Benigno López, por seus serviços e pediu seu apoio durante a transição.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação