Varejo

Brasileiros pretendem presentear mais neste Dia das Mães, aponta FGV

De acordo sondagem feita pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), a intenção de compra alcançou 78 pontos, maior nível desde 2014

Rafaela Gonçalves
postado em 12/05/2023 15:42 / atualizado em 12/05/2023 15:43
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Os brasileiros pretendem presentear mais no Dia das Mães deste ano, comemorado no próximo domingo (14/5). De acordo com uma sondagem feita pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), a intenção de compra subiu 6,5 pontos, para 78 pontos em 2023. A marca figura o maior nível desde 2014, quando o indicador ficou em 84,5 pontos.

A pesquisa indica que a recuperação do indicador foi influenciada pela redução do número de pessoas que optaram por gastar menos e pelo aumento do total de consumidores que escolheram manter o mesmo nível de gasto do ano passado. De acordo com o levantamento, 29,2% dos consumidores pretendem gastar menos, enquanto 63,3% querem gastar o mesmo do último ano e 7,3% pensam em gastar mais.

O levantamento apontou ainda que a projeção de gastos é praticamente a mesma para todas as faixas de renda. Entretanto, o destaque acontece nas mais baixas, em que houve aumento na projeção de gastos de 11 pontos nas famílias com renda entre R$ 2.100 e R$ 4.800, e de 7,5 pontos nas famílias com renda até R$ 2.100.

Valor médio

O valor médio da intenção de gastos com os presentes este ano é de aproximadamente R$ 71,87. Apesar da intenção de gastos ser maior, o valor médio do presente diminuiu quando comparado ao observado no ano passado, cujo número foi de R$ 73,71.

A pesquisa aponta que os presentes mais procurados devem ser itens de vestuário, como blusas, vestidos e camisas. O setor de serviços aparece em seguida, com destaque para a gastronomia, que subiu de 5,6% para 8,4% das intenções, e atividades de lazer, cujo interesse aumentou de 1,1% para 3,3%.

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