O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sinalizou, nesta terça-feira (2/5) que a definição em relação aos nomes para a diretoria do Banco Central (BC) deve sair ainda nesta semana. Atualmente, há duas vagas para indicação do governo, uma em política monetária e outra em fiscalização.
Os mandatos de dois diretores terminaram em fevereiro e caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo a lei que fixou autonomia à instituição, decidir se reconduz os gestores aos cargos ou se escolhe novos integrantes. Nos bastidores circulam os nomes de Rodolfo Fróes para o cargo de diretor de Política Monetária, e de Rodrigo Monteiro para a área de Fiscalização da autarquia.
- Lula aprovou indicação dos novos diretores do BC, diz Rui Costa
- "Estamos arriscados a desembocar em um grande fiasco", diz ex-presidente do BC
- Em guerra dos juros, Lula pode trocar quatro diretores do BC este ano
Até o fim do mandato, Lula ainda terá direito a decidir se reconduz ou se troca mais sete diretores, incluindo o presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto. Os nomes indicados são publicados no Diário Oficial da União (DOU) e submetidos à análise do Senado Federal. Primeiro, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) sabatina os indicados e, em seguida, eles precisam ser aprovados pelo Plenário da Casa.
Saiba Mais
- Economia BC volta discutir taxa mínima de juros; mercado aposta em 13,75%
- Economia Fazenda discute crédito para exportação entre Brasil e Argentina
- Economia Reforma tributária: governo discute benefícios da Zona Franca de Manaus
- Economia Para compensar nova faixa de isenção, governo aperta IR de ganhos no exterior
- Economia Mercado sobe projeção da inflação de 2023 para 6,05% e a do PIB vai a 1,00%
- Economia Haddad diz que espera "desfecho rápido" de julgamento sobre incentivos do ICMS
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.