Banco Central

Nomes para diretoria do BC devem sair nesta semana, sinaliza Haddad

Atualmente, há duas vagas para indicação do governo, uma em política monetária e outra em fiscalização. Os mandatos terminaram em fevereiro e caberá ao presidente Lula decidir se reconduz os gestores aos cargos ou se escolhe novos integrantes

Rafaela Gonçalves
postado em 02/05/2023 15:13 / atualizado em 02/05/2023 15:13
 (crédito: Washington Costa/MF)
(crédito: Washington Costa/MF)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sinalizou, nesta terça-feira (2/5) que a definição em relação aos nomes para a diretoria do Banco Central (BC) deve sair ainda nesta semana. Atualmente, há duas vagas para indicação do governo, uma em política monetária e outra em fiscalização.

Os mandatos de dois diretores terminaram em fevereiro e caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo a lei que fixou autonomia à instituição, decidir se reconduz os gestores aos cargos ou se escolhe novos integrantes. Nos bastidores circulam os nomes de Rodolfo Fróes para o cargo de diretor de Política Monetária, e de Rodrigo Monteiro para a área de Fiscalização da autarquia.

Até o fim do mandato, Lula ainda terá direito a decidir se reconduz ou se troca mais sete diretores, incluindo o presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto. Os nomes indicados são publicados no Diário Oficial da União (DOU) e submetidos à análise do Senado Federal. Primeiro, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) sabatina os indicados e, em seguida, eles precisam ser aprovados pelo Plenário da Casa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE