Com a pandemia, várias pessoas começaram a ficar nostálgicas, buscando lembranças de suas infâncias. Uma pesquisa publicada em 2021, pela Mintel — empresa que faz pesquisas para identificar o que os compradores querem e por quê —, mostra que 76% dos consumidores dos Estados Unidos, com idades entre 25 e 44 anos, disseram gostar de produtos que remetem ao passado, especialmente à infância.
Segundo a pesquisa, o bicho de pelúcia rompe barreiras geográficas, e, faz parte da vida da maioria das pessoas. Desta forma, esses produtos não saíram da moda, e têm tomado grandes proporções no Brasil. Marcas como Jellycat e Squishmallows, nos EUA, e Squichadinhos, da Imaginarium no Brasil, comprovam que há espaço e público hoje.
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O aquecimento deste segmento é global: de acordo com relatório da Grand View Research, a previsão é que o mercado de brinquedos e bichos de pelúcia, avaliado em US$ 7,98 bilhões em 2018, cresça 7,6% anualmente até 2025. Surfando no aumento das buscas pelos ursinhos no Brasil, dados do Google Trends mostram que o segmento cresceu mais de 100% entre abril de 2018 e o mesmo mês de 2023.
A Imaginarium, por exemplo, lançou os Squishadinhos, linha que marca o seu retorno para o universo das pelúcias, após três anos sem novidades nessa categoria. “Nosso conceito visa oferecer a experiência de ter um novo amigo, que tem fofura e personalidade própria, e assim gerar conexão com os mais novos”, reforça Bruno Santos, gerente de Marketing da Imaginarium.
O nome que vem do inglês "squash", que significa apertar ou espremer, os Squishadinhos remetem à vontade das pessoas em abraçar os bichinhos. A nova coleção tem oito personagens: o gato ranzinza Bóris, que prefere uma tarde no sofá a sair de casa, a festeira Dominique, que vive para os holofotes, o good vibes Gurumelo, o cachorro aventureiro Bisnaga, o artista criativo Chlo_elho, o geek Gokururu, o piadista Brinks e o workaholic Moca. “Nosso conceito visa oferecer a experiência de ter um novo amigo, que tem fofura e personalidade própria, e assim gerar conexão com os mais novos”, reforça Bruno Santos, gerente de Marketing da Imaginarium.
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