Pagamento instantâneo brasileiro, o Pix é o meio mais utilizado pelos brasileiros na hora de fazer compras presenciais. A modalidade de transferências instantâneas é a preferida de 29% dos consumidores do país, ficando à frente dos cartões físicos, tanto de crédito (23,2%) quanto de débito (18,8%), e do dinheiro em espécie (12,9%). Os dados são do XII Informe de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait Payments, produzido em parceria com a consultoria espanhola Analistas Financieros Internacionales (AFI).
O relatório oferece uma visão global e evolutiva das principais tendências em meios de pagamento, a partir da opinião de mais de 100 agentes do setor — incluindo analistas, executivos e representantes de órgãos ligados a esse mercado —, além de entrevistas com 7,2 mil internautas adultos, contratantes de ao menos um produto bancário e residentes em países da Europa (Espanha, Itália, Portugal e Reino Unido) e da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e República Dominicana).
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De acordo com Ernesto Terríquez, Head da Minsait Payments na América Latina, a preferência pelas transferências instantâneas, bem como pelo cartão de crédito, diferencia os hábitos de pagamento presencial do consumidor brasileiro em relação aos dos demais públicos analisados na pesquisa. “Na maioria dos países contemplados pelo informe, prevalece a opção por pagamentos presenciais em dinheiro, como é o caso do México (44%) e da Colômbia (39%), ou com cartão de débito, como no Chile (42%) e em Portugal (41%).”
“No mercado brasileiro, a tendência é que, graças ao Pix, as transferências instantâneas mantenham seu protagonismo entre os meios de pagamento presenciais mais utilizados pela população, podendo adquirir ainda mais destaque com a chegada de novos produtos e funcionalidades, como Pix parcelado, Pix saque e Pix troco”, aponta Terríquez.