Durante encerramento do 4° Festival Nacional da Juventude Rural da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que acontece em Brasília nesta quinta-feira (27/4), jovens de todo o Brasil se reuniram para pedir políticas públicas em favor das suas pautas.
A Pauta da Juventude Rural da Contag conta com propostas organizadas em seis eixos: Democracia e Participação Popular; Trabalho, Produção Sustentável e Renda; Agricultura Sustentável e Resiliência às Mudanças Climáticas; Saúde; Educação do Campo; e Esporte, Cultura e Lazer.
O evento teve início na terça-feira (25) e será encerrado com a caminhada e ato político na Esplanada dos Ministérios. Os jovens que participam do festival saíram do Pavilhão às 7h de hoje, caminhando em direção à Esplanada, onde fizeram um ato com falas políticas para reforçar as propostas apresentadas ao governo federal ainda em março. A previsão é que o governo faça anúncio, durante o ato, das medidas com medidas estratégicas pautadas pela juventude.
- Trânsito na região central de Brasília dá um nó na manhã desta quinta
- Aumenta o conflito por terra no país, aponta a Comissão Pastoral da Terra
- Governo brasileiro vai se desculpar por violações contra quilombolas
O documento é resultado do diálogo realizado com mais de 270 jovens de todos os estados brasileiros nos Festivais Regionais da Juventude Rural realizados pela Contag entre outubro de 2022 e janeiro de 2023.
Segundo a secretária de Jovens da Contag, Mônica Bufon, a juventude rural defende a inclusão produtiva da juventude, assim como a preservação e recuperação do meio ambiente, o incentivo à agroecologia, a educação do campo, a geração de trabalho e renda, o respeito às diversidades, bem como o fortalecimento da comunicação popular, o acesso a tecnologias de informação e comunicação no campo, além da reconstrução das políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar e sucessão rural.