O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou, nesta sexta-feira (6/4), que a Rússia suspendeu o embargo à importação de carne bovina brasileira. O país restringiu a compra do produto em 1º de março, após um caso “atípico” de vaca louca em Marabá (PA).
“O governo brasileiro recebeu com satisfação o anúncio hoje, 7 de abril, do fim das restrições à carne bovina brasileira impostas pela Rússia em razão do caso isolado de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) atípica no estado do Pará. O anúncio, que se soma à recente reabertura do mercado das Filipinas, lograda em 28 de março, e à reabertura de outros mercados (nota no. 109/2023), representa a plena normalização do comércio do produto com a Rússia”, diz a nota do Itamaraty.
- China anuncia suspensão do embargo às carnes bovinas brasileiras
- Após 12 anos de negociações, Brasil exportará carne bovina para o México
- Ministério da Agricultura confirma que caso de vaca louca no Pará é atípico
Segundo o MRE, as exportações do produto para a Rússia corresponderam a US$ 165 milhões (mais de R$ 880 milhões na cotação do dia), equivalente a 24 mil toneladas.
O país se une a China e Filipinas, que também anunciaram a suspensão do embargo à carne brasileira. A pasta afirma que, em conjunto com as adidâncias agrícolas do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em países estratégicos, “segue atuando desde a ocorrência do caso de EEB para evitar fechamentos indevidos de mercados”.