Varejo

Consumo nos lares tem alta de 1,98% no primeiro trimestre de 2023

Dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) apontam que a Páscoa e o pagamento adicional do Bolsa Família contribuíram para o resultado positivo

Raphael Pati*
postado em 27/04/2023 13:41
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

O primeiro trimestre do ano foi positivo para o setor do varejo supermercadista. De acordo com a pesquisa Consumo nos Lares Brasileiros, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que coletou dados de janeiro a março deste ano, houve uma alta de 1,98% no consumo nesta modalidade durante o primeiro trimestre de 2023. No mês passado, o crescimento foi de 7,29% ante fevereiro, e de 4,58%, se comparado a março de 2022.

Os resultados ocorrem em meio à queda no preço de produtos básicos de alimentação, como o do arroz, que caiu, em média, 7,9%, além de cebola (-36,75%), batata (-11,99%), tomate (-10,07%), óleo de soja (-6,60%), carnes bovinas — cortes do traseiro (-3,74%) e dianteiro (-2,91%) —, frango congelado (-2,47%) e café torrado e moído (-2,15%).

Ao considerar o preço médio de 35 produtos básicos de supermercado, a associação informou que houve uma queda no valor da cesta básica de alimentos, limpeza e higiene. Em relação a fevereiro, o preço desses produtos teve queda de 0,62%, e recuou ao patamar de R$ 747,35.

Para o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, os três primeiros meses do ano trouxeram alívio para o bolso dos consumidores, com uma queda na pressão da inflação sobre a cesta de alimentos, ao contrário do que foi visto no mesmo trimestre do ano passado, em que, como lembra Milan, se registrou uma escalada de preços das principais commodities no mercado externo, com o início da guerra na Ucrânia.

“O aumento nos custos dos insumos para produção de alimentos e proteína animal, nos preços dos combustíveis e no frete acabaram refletindo nas gôndolas dos supermercados de forma intensa naquele período”, recorda o vice-presidente.

Além disso, houve destaque, ainda, para o feriado da Páscoa, que impulsionou as vendas de alimentos, especialmente de chocolate nos supermercdaos. Somado a isso, a Abras destaca o pagamento adicional de R$ 150 por crianças de até seis anos para 8 milhões de famílias inscritas no Bolsa Família como um estímulo para o consumo no período.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE