O comércio varejista registrou a maior variação no número de vendas para o primeiro mês do ano desde o início da série histórica, em 2000. De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Comércio, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no varejo tiveram crescimento de 3,8% em janeiro deste ano, na comparação com o mês anterior. Em relação a janeiro de 2022, o crescimento foi de 2,6%.
O IBGE também ressaltou que a variação apresentada em janeiro foi a maior para um mês desde julho de 2021, quando houve alta de 3,9%. Esse crescimento se refletiu em quase todos os setores analisados. Das oito atividades que abrangem a pesquisa, apenas a de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria registrou queda de 1,2%.
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Entre os setores que alavancaram o crescimento, o destaque vai para o setor de tecidos, vestuário e calçados, que teve alta de 27,9% após quatro meses consecutivos de queda. Além disso, outro grupo que influenciou no resultado nacional do varejo foi o de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que teve aumento de 2,3% após dois meses de diminuição no volume de vendas.
Promoções alavancaram as vendas
Para o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, o resultado é a confirmação de que as vendas na Black Friday e no Natal ficaram aquém do esperado para a época, e que o comércio no pós-Natal, com destaque para as promoções, garantiu um crescimento maior do varejo no país logo no início do ano.
“Ambos os setores sinalizam uma recuperação em janeiro. Pelo resultado de dezembro, é possível considerar que movimentos como Black Friday e o Natal não foram positivos para as duas atividades. Com as quedas anteriores e a base de comparação mais baixa, houve um crescimento importante em janeiro, motivado principalmente por iniciativas pós-Natal”, explica Santos.
*Estagiário sob a supervisão de Victor Correia
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