As vendas do comércio físico brasileiro caíram 2,5% durante a semana de Páscoa, do dia 03 ao dia 09 de abril, em relação ao mesmo período festivo de 2022, quando o índice registrou aumento de 8,9%. Os dados são do Indicador de Atividade do Comércio, medido pela Serasa Experian.
Apesar da queda em relação ao mesmo período do ano passado, o final de semana do feriado, do dia 07 a 09 de abril, mostrou alta de 2,1% para o cenário nacional. “Isso pode indicar que grande parte da população acabou realizando suas compras em cima da hora ou até que preferiram sair para almoçar, por exemplo, ao invés de apenas presentear com os chocolates”, avaliou o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
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Após a queda recorde registrada no início da pandemia, o índice tinha mostrado sinais de melhora, apesar de não conseguir se recuperar inteiramente do tombo em 2020. “De qualquer modo, com a queda em 2023, podemos ver que o consumidor ainda vive em um cenário financeiro instável, com fortes níveis de negativação, juros altos e uma inflação que persiste mesmo assim”, explicou Rabi.
“O consumo não tem ganhado muito incentivo, mas os brasileiros mostram que as datas comemorativas não passam em branco quando olhamos para os dados positivos do final de semana”, acrescentou o economista.
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