O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda vai até 31 de maio. Para quem declara pela primeira vez, é preciso estar atento para seguir algumas regras, principalmente referente aos pagamentos.
Todos os pagamentos feitos no ano anterior, ou seja, em 2022, servem de base para a declaração que deve ser enviada para a Receita Federal. Diversas pessoas costumam guardar os comprovantes dos pagamentos feitos durante o ano, que serve como auxilio para o registro, mas outros se preocupam sobre o envio junto ao documento de declaração para a Receita.
Essa documentação pode ser importante, principalmente para o sistema responsável pela arrecadação de tributos do Estado, mas, como explica Valdir Amorim, coordenador técnico jurídico e tributário da IOB, não é necessário o envio: “Os comprovantes relativos aos pagamentos efetuados em 2022 não devem ser enviados para a Receita Federal. Entretanto, você deve guardá-los durante o prazo de cinco anos, para eventual exibição ao Fisco".
Outras dúvidas?
Tem mais dúvidas sobre o Imposto de Renda? O Correio preparou um especial que sana os principais questionamentos sobre a declaração. Você pode conferir acessando o link.
* Estagiário sob supervisão de Roberto Fonseca