O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou nesta quarta-feira (29/3) que a taxa de juros no Brasil é "proibitiva" e que é muito frustrante para a pasta abrir oportunidades na China, se os empresários brasileiros não conseguirem captar investimentos devido ao patamar atual de juros. A declaração foi dada no Seminário Econômico Brasil-China, última agenda do ministro e de sua comitiva em viagem à China. Fávaro retorna ao Brasil amanhã.
- Brasil negocia com China nova data para viagem de Lula; 11/4 é possibilidade
- Como Brasil e China pretendem fechar negócios sem usar dólar americano
- Banco Central reitera, em ata, política de linha dura monetária no país
“A taxa de juros no Brasil está proibitiva. Temos inflação e gastos públicos controlados, estamos trabalhando por um novo marco fiscal e uma reforma tributária. Portanto, os juros básicos da economia a 13,75% são proibitivos para aumentar as nossas oportunidades", disse o ministro. "É frustrante abrir tantas oportunidades aqui na China e os empresários brasileiros não conseguirem pegar investimentos com juros dessa forma”, acrescentou.
A fala ocorreu após divulgação, ontem, da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que manteve a taxa de juros no patamar atual e foi considerada com tom duro pelo governo. Fávaro foi à China na segunda passada (20) e é acompanhado por cerca de 110 empresários do agro brasileiro.