Jornal Correio Braziliense

IR2023

Imposto de Renda: como declarar plano de saúde conjunto em declarações distintas

A declaração pode ser feita de forma conjunta para quem possui dependente ou de forma separada em que cada um declara os gastos e pode incluir as despesas do cônjuge

Declarar o Imposto de Renda pela primeira vez traz diversas dúvidas para aqueles que ainda não estão por dentro do assunto. Para casais, as declarações podem ser feitas de forma individual ou de forma "conjunta", com um dos dois sendo o dependente.

Em 2022, a declaração de quem tem dependentes incluiu questões relacionadas a morar na mesma casa e na ficha "Bens e Direitos", declarar se aquele bem é do titular ou da outra pessoa. Mas ainda existem questões relacionadas aos planos de saúde com dependentes, que geram certa dúvida sobre como deve ser feita a declaração para a Receita Federal.

A especialista Elaine Duarte, consultora tributária da IOB, explica que quando o casal faz parte de uma "entidade familiar", é possível incluir a despesa do plano de saúde do cônjuge na declaração. "A Receita Federal permite que os cônjuges que declarem em separado possam incluir na própria declaração as despesas médicas que o companheiro tenha pagado em benefício do outro."

*Estagiário sob supervisão de Ronayre Nunes

Outras dúvidas?

Tem mais dúvidas sobre o Imposto de Renda? O Correio preparou um especial que sana os principais questionamentos sobre a declaração. Você pode conferir acessando o link