A retirada da primeira habilitação ou a renovação da carteira de motorista é um momento marcante para quem esta estreando um veículo, mas nem tudo é mil maravilhas. Na hora de colocar as despeças do processo automotivo na "boca do leão" algumas dúvidas podem surgir.
- Imposto de Renda 2023: Receita espera receber até 39,5 milhões de declarações
- Imposto de Renda: entenda como declarar um veículo financiado
O exame médico para a habilitar o futuro motorista é uma das de despesas relacionadas a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que podem ser deduzidas na declaração de ajuste anual do Imposto de Renda.
E para quem está em dúvidas, vale lembrar: as despesas relacionadas aos exames para CNH devem ser especificada e comprovada mediante documentação hábil e idônea. Como explica Elaine Duarte, consultora tributária do IOB, é necessário seguir uma etapa:
- Informe, na ficha "Pagamentos Efetuados":
- código 10 - Médicos do Brasil, o CPF e nome do profissional prestador
- ou código 21 - Hospitais, clínicas e laboratórios no Brasil, o CNPJ e nome da instituição prestadora do serviço, a descrição e o valor pago.
Outras dúvidas?
Tem mais dúvidas sobre o Imposto de Renda? O Correio preparou um especial que sana os principais questionamentos sobre a declaração. Você pode conferir acessando o link.
*Estagiário sob supervisão de Ronayre Nunes