Jornal Correio Braziliense

Banco Central

BC anuncia saída de Bruno Serra Fernandes da diretoria de Política Monetária

Mandato de Fernandes acabou no fim de fevereiro, mas diretor seguia como interino. Lula deve nomear substituto a ser sabatinado no Senado

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra Fernandes, pediu a exoneração do cargo, informou a autoridade monetária nesta segunda-feira (27/3). O mandato de Fernandes terminou no dia 28 de fevereiro, mas ele seguia de forma interina.

“Em nome do Banco Central, o presidente Roberto Campos Neto agradece ao diretor Bruno Fernandes pelos relevantes serviços prestados ao Banco Central e à Diretoria Colegiada”, afirma a autarquia em nota.

A exoneração, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, está valendo desde o dia 23 deste mês. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeará o substituto e este deverá passar por sabatina no Senado.

A baixa no quadro do BC ocorre em meio a debates sobre a Selic, a taxa básica de juros. A queda de braço entre a instituição e o governo federal segue com pressões do lado da gestão de Lula para a redução da taxa.

Tanto os diretores quanto o presidente do BC integram o Comitê de Política Monetária (Copom), responsável pela definição da Selic. Com reuniões periódicas a cada 45 dias, o próximo encontro está programado para 2 e 3 de maio.