O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) disse, nesta quarta-feira (15/3), que o órgão já iniciou os processos de reconstrução das duas pontes que desabaram entre setembro e outubro na BR-319, no Amazonas, causando a morte de três pessoas e deixando 14 feridos. As obras das novas pontes no rio Curuçá e no rio Autaz-Mirim têm o prazo de um ano de execução a contar da declaração da situação de emergência.
De acordo com as informações, os técnicos do Dnit e da empresa contratada trabalham no projeto da travessia sobre o Curuçá. Neste caso, o investimento total para erguer a nova travessia é de aproximadamente R$ 24,8 milhões. A obra contratada tem previsão de término para outubro de 2023. A estrutura, localizada no km 25 da BR-319, desabou no dia 28 de setembro e interditou a passagem de municípios do interior até a capital do estado, Amazonas.
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Já quanto ao andamento dos trabalhos para dar prosseguimento à construção da travessia sobre o rio Autaz-Mirim, o Dnit informou que deverá assinar até o fim da próxima semana o contrato com a empresa que vai executar os projetos e a obra, com investimento total aproximado de R$ 18,9 milhões.
A travessia no rio Curuçá está sendo realizada por meio de balsa desde o dia 2 de novembro, 35 dias após o desabamento, com operação realizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A balsa da empresa Amazônia Navegação realiza o transporte de pedestres, veículos e cargas de forma gratuita.
Ainda de acordo com o órgão, a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023 prevê investimento de R$ 89,4 milhões para a realização de melhorias na BR-319/AM. As travessias no locais de desabamentos são realizadas por meio de balsas.
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