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Indústria

Fábrica de cachaça no Ceará usa energia solar e vai criar 400 empregos

Dona da marca Ypióca, adquirida em 2012, multinacional Diageo inaugura parque industrial de 90 mil metros quadrados. Com um investimento de R$ 250 milhões, expectativa é produzir 12 milhões de caixas da aguardente por ano

Itaitinga (CE) — O sol move a nova fábrica da Diageo, uma das maiores empresas de bebidas alcoólicas do mundo, dona de marcas como o uísque Johnnie Walker, o gin Tanqueray e a vodca Smirnoff. No Brasil, a gigante multinacional aposta alto na cachaça Ypióca, adquirida em 2012.

Desde ontem a aguardente está sendo produzida em uma nova fábrica, em Itaitinga (CE), região metropolitana de Fortaleza, com os mais avançados recursos de envasamento e distribuição. Os 1.826 painéis solares instalados, com capacidade para gerar 931,26 kWp, são responsáveis por 90% da energia que move a unidade. A sustentabilidade é um elemento essencial na operação.

A planta da Diageo em Itaitinga foi entregue nesta segunda-feira (6/3), com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e uma comitiva de secretários, além de representantes do setor empresarial do estado. Foram investidos R$ 250 milhões no empreendimento, com a oferta direta de 400 empregos — 41% da equipe é composta por mulheres. Essa equipe produzirá, por ano, 12 milhões de caixas de nove litros de cachaça.

O parque industrial tem 90 mil metros quadrados, sendo 23 mil de área construída. "Contamos com iniciativas sustentáveis na fábrica, de energia solar a envio zero de resíduos a aterros sanitários, além de contarmos com projetos que impactam positivamente comunidades que estão em nosso entorno. O resultado é uma das fábricas de cachaça mais modernas e sustentáveis em operação no Brasil," destacou a presidente da empresa no Brasil, Paula Lindenberg.

A executiva destacou que a ampliação do parque industrial da Diageo é um dos mais relevantes investimentos da multinacional em todo o mundo nos últimos 10 anos. Presentes em mais de 180 países, a empresa teve crescimento de 9% global de vendas. Na América Latina, esse percentual chegou a 22%. De acordo com Paula Lindenberg, o Brasil é um mercado estratégico para a empresa. Com tradição de 177 anos, a cearense Ypióca é uma das marcas mais conhecidas do país e, segundo a direção da Diageo, lidera o acirrado mercado das cachaças premium.

Baixo impacto ambiental 

As inovações e o baixo impacto ambiental do novo centro de produção e distribuição da Diageo em Itaitinga foram amplamente destacados durante a inauguração da fábrica. Além da utilização da energia solar como base para as operações do complexo, haverá uso de equipamentos de movimentação logística com baterias de lítio.

De acordo com os responsáveis pela planta, somente a economia de energia na unidade é capaz de abastecer 800 casas. Haverá também uso de lâmpadas LED em 100% do parque.

A ampliação da fábrica em Itaitinga permitirá à Diageo, que se instalou no Ceará com a compra da Ypióca, criada ainda no século 19, ampliar a operação com outros rótulos da marca. Atualmente, a multinacional distribui 42 produtos da cachaça, todos a partir do complexo na região metropolitana de Fortaleza.

*O jornalista viajou a convite da Diageo Brasil

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