O diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra Fernandes, pediu a exoneração do cargo, informou a autoridade monetária nesta segunda-feira (27/3). O mandato de Fernandes terminou no dia 28 de fevereiro, mas ele seguia de forma interina.
“Em nome do Banco Central, o presidente Roberto Campos Neto agradece ao diretor Bruno Fernandes pelos relevantes serviços prestados ao Banco Central e à Diretoria Colegiada”, afirma a autarquia em nota.
- Com manutenção de taxa básica, Banco Central resiste à pressão do governo
- Dívida pública bruta fecha janeiro em 73,1% do PIB, indica Banco Central
- Haddad se manifesta após Banco Central manter taxa de juros: "Preocupante"
A exoneração, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, está valendo desde o dia 23 deste mês. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeará o substituto e este deverá passar por sabatina no Senado.
A baixa no quadro do BC ocorre em meio a debates sobre a Selic, a taxa básica de juros. A queda de braço entre a instituição e o governo federal segue com pressões do lado da gestão de Lula para a redução da taxa.
Tanto os diretores quanto o presidente do BC integram o Comitê de Política Monetária (Copom), responsável pela definição da Selic. Com reuniões periódicas a cada 45 dias, o próximo encontro está programado para 2 e 3 de maio.
Saiba Mais
- Economia Imposto de Renda: rendimentos de 2021 podem ser declarados em 2023?
- Economia É preciso ter união estável para declarar companheiro como dependente?
- Economia Conta do rol taxativo não fecha, afirma ex-presidente da ANS
- Economia Saúde é tema de 523 mil processos judiciais no país, diz ministro do STJ
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.