Os técnicos representam a maior parcela do impacto do piso salarial da enfermagem, cuja categoria significaria R$ 8,8 bilhões em orçamento, de acordo com novos dados da LCA Consultoria divulgados nesta quinta-feira (23) no seminário Desafios para o Setor da Saúde. O evento é realizado pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), com apoio do Correio Braziliense.
Além disso, o pesquisador Thomas Conti explicou que a expectativa do cumprimento do piso causa efeitos diversos por todo o país. “O impacto nos estados é importante. Existe um processo de desvinculação ocorrendo no Nordeste, por exemplo”, disse.
- Mais de 60% dos profissionais de enfermagem ganham abaixo do piso
- Lula sobre piso da enfermagem: governo deve usar subsídio para pagar Santas Casas
- Artigo: O piso salarial da enfermagem impacta na sua vida
Impostos
O debate sobre o piso salarial nacional da enfermagem é um dos temas do seminário, que aborda temas diversos sobre o setor da saúde. No primeiro dia de debates, o destaque foi o aumento da carga tributária, que será de mais de 21% com a criação e implementação do Imposto de Valor Agregado (IVA), unificando as taxas nacionais.
Saiba Mais
- Economia Mantega: há chantagem [do BC] para que o governo se enquadre no teto de gastos
- Economia Tebet vê comunicado do Copom "apertado", mas diz esperar ata "imparcial"
- Economia Arrecadação federal bate recorde e atinge R$ 159 bilhões em fevereiro
- Economia China anuncia suspensão do embargo às carnes bovinas brasileiras
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.