Em seu primeiro discurso na Reunião Anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), neste sábado (18/3), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, governadora do Brasil na instituição, destacou as prioridades do governo com políticas sociais de inclusão, eliminação da pobreza, equidade e uma economia mais verde.
“Quero reforçar que nosso governo, agora, está altamente comprometido com as leis e os direitos humanos. Um governo que acredita na inclusão social, na eliminação da pobreza, na defesa do meio-ambiente, na equidade de gênero, no desenvolvimento sustentável, na ciência”, declarou.
- Tebet elogia o fato inédito de o BID ter um brasileiro na presidência
- BNDES bloqueia financiamento a 58 proprietários rurais que desmataram
- "Estamos fechando a questão numérica", diz Tebet sobre novo arcabouço fiscal
O encontro, que reúne lideranças políticas e empresariais de 48 países, ocorre até este domingo (19/3), na Cidade do Panamá. A fala da ministra sucedeu a do presidente do BID, Ilan Goldfajn, brasileiro eleito para o posto com mais de 80% dos votos.
Durante sua fala, Goldfajn ponderou que os países da América Latina e Caribe enfrentam muitos problemas sociais e climáticos, mas também são parte da solução e podem ajudar a aumentar a produção de alimentos do planeta e contribuir com o aumento da oferta de energias renováveis.
Tebet afirmou que o BID, ao apoiar inovação e tecnologia, pode ajudar a ampliar a produtividade na produção de alimentos. “O presidente Ilan disse aqui que temos a capacidade de aumentar em pelo menos oito vezes a nossa produção de alimentos. O Brasil sabe que por ser uma potência agrícola também precisa ter responsabilidade com a sustentabilidade. Nossa determinação é a do presidente Lula: aumentar a produção com desmatamento ilegal zero”, disse.
Meio ambiente
A ministra do Planejamento e Orçamento acrescentou que o governo brasileiro tem compromisso com a questão climática e o meio ambiente. “Sabemos que temos a maior biodiversidade do mundo, a maior área de floresta úmida, somos líderes em potencial de geração de energias renováveis na América Latina. Vamos transformar a economia do Brasil para que seja mais verde. Esse é o compromisso que trago do presidente da República do Brasil.”
Por fim, Tebet finalizou assumindo o compromisso do país com o desenvolvimento de toda a região e uma participação ativa nos fóruns multilaterais, que discutem temas cruciais para o mundo. “Todos os esforços do nosso governo são com a integração da América Latina, com atenção especial ao Mercosul, aos países vizinhos e aos países das Américas e Caribe”, disse ela.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.
Saiba Mais
- Economia "Estamos fechando a questão numérica", diz Tebet sobre novo arcabouço fiscal
- Economia Governo reduz projeção de crescimento do PIB e aumenta expectativa de inflação
- Economia Discussão sobre novo arcabouço fiscal se estende por mais uma semana
- Economia Emendas parlamentares são poupadas de nova âncora estudada por governo
- Economia Contrato firmado com a Americanas foi 100% regular, diz Sergio Rial
- Economia BNDES bloqueia financiamento a 58 proprietários rurais que desmataram
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.