governo Lula

Diretora da CNA fala em "expectativa positiva" para viagem de Lula à China

Diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori afirmou que a confederação tem expectativa positiva da viagem do presidente Lula à China no fim de março

Isabel Dourado*
postado em 10/03/2023 19:58 / atualizado em 10/03/2023 19:59
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A diretora de Relações Internacionais Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sueme Mori, afirmou que a entidade tem uma expectativa positiva da viagem do presidente Lula à China, que ocorrerá no final deste mês. Mori participou, nesta sexta-feira (10/3), do CB.Agro - parceria entre o Correio e a TV Brasília.

“A expectativa é sempre positiva quando se tem esse tipo de missão, porque você estreita as relações com os países. A gente espera que haja um retorno positivo", disse. A viagem ao principal parceiro comercial expõe a mudança de rumos na política externa do país, que foi marcada por atritos causados pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O país registrou no mês passado um caso de vaca louca no município de Marabá (PA) e as exportações de carne bovina para a China foram suspensas. No ano passado, a receita das exportações de carne bovina registrou alta de 42% em relação a 2021, de acordo com a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

A diretora explicou que a confederação acompanha o processo da missão para levar as pautas do setor agropecuário. “Quando se tem uma viagem de alto nível presidencial ou ministerial a relação bilateral naquele momento é positiva para esse tipo de questão, para a assinatura de algum protocolo de cooperação, para uma abertura de mercado, para anúncios nesse sentido.”

Assista à íntegra do programa:

*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE