A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou nesta quarta-feira (8/3) já ter recebido o texto do novo arcabouço fiscal do Ministério da Fazenda e que deve se reunir com o ministro Fernando Haddad nesta quinta-feira (9/3) para debater a proposta que vai vai substituir o teto de gastos — mecanismo para limitar o crescimento das despesas públicas à inflação.
“Chegou, mas não posso falar sobre o assunto. Amanhã vai ter uma reunião com o arcabouço mais fechado para que, a partir daí, possamos ver os números. Tem os números das receitas e os números das despesas”, disse hoje a jornalistas, ao final da cerimônia comemorativa ao Dia Internacional das Mulheres, no Palácio do Planalto.
- Tebet sobre PL de igualdade salarial: multa será 10 vezes o maior ganho na empresa
- No Dia Internacional da Mulher, Lula anuncia projeto de igualdade salarial
A ministra reforçou que apresentação da âncora fiscal ocorrerá em março, após a equipe econômica submetê-la ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Vem em março. Mas para essa pauta, quem tem a titularidade e poder de falar sobre ela é o ministro da Fazenda, ainda esta semana nós teremos uma nova reunião, eu e o ministro da Fazenda, para que possamos ver como está a fase final e a Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF) possa fazer todos os cálculos necessários. Para, a partir daí, o ministro da Fazenda apresentar ao presidente Lula, que sempre tem a palavras final”, afirmou a ministra.
Segundo Tebet o novo arcabouço será justo e baseado no equilíbrio entre receita e despesa pública. “Está saindo um arcabouço justo e que vai olhar pelos dois lados. Da receita e da despesa. Com responsabilidade social e também sabendo que não há social sem fiscal. Está em boas mãos e o ministro da Fazenda está fazendo um excelente trabalho neste quesito”, acrescentou.
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.