O resgate de dinheiro "esquecido" em instituições financeiras foi retomado nesta terça-feira (7/3). O Sistema de Valores a Receber (SVR) foi ativado pelo Banco Central para permitir a consulta e solicitação de quantias paradas em contas bancárias pessoais, de empresas ou de pessoas falecidas. Com a grande quantidade de procura, o BC organizou uma fila de espera. Até o final da manhã, havia 300 mil pessoas.
Qualquer pessoa física ou jurídica pode consultar a presença de valores e solicitar o resgate. Segundo o Banco Central, o SVR tem hoje aproximadamente R$ 6 bilhões de valores a receber para 38 milhões de pessoas e 2 milhões de empresas.
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Para consultar se há valores a receber, é preciso entrar no site do Banco Central. Na página, o solicitante deve informar o CPF ou o CNPJ para consultar a presença de saldo. Caso exista dinheiro a ser recebido, é preciso ter uma conta gov.br nível prata ou ouro, uma gradação relacionada ao nível de informações cedidas ao portal do governo federal.
Sobre a fila de espera, o BC disse que o SVR está funcionando a plena carga para atender a todos os interessados em recuperar os recursos “esquecidos” no sistema financeiro. “Como é comum em sistemas que recebem uma enorme quantidade de acessos em curto espaço de tempo, o SVR organiza automaticamente uma fila e informa ao usuário sua posição e previsão de atendimento”, disse em nota.
“Esse mesmo procedimento é utilizado, por exemplo, na abertura da venda de ingressos para um show muito procurado. Nessas primeiras horas de funcionamento, uma vez dentro do sistema, o tempo para os usuários requererem seus recursos tem sido menor que o esperado”, afirmou o Banco. “ O SVR está adequando o cálculo do tempo esperado em fila para refletir essa experiência real dos usuários, o que deve reduzir a previsão em espera informada ao cidadão”.
“Naturalmente, passadas as primeiras horas de funcionamento a demanda deve diminuir e, consequentemente, as filas. O BC tranquiliza os cidadãos de que os recursos permanecerão a sua disposição pelo tempo que for necessário e que todos serão atendidos o mais rapidamente possível, sem necessidade de agendamento de horário certo como na primeira fase, em 2022”, apontou a nota do Banco.
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