O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apontou que a medida de desoneração dos combustíveis realizada em maio de 2022, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro foi populista. O ministro disse ainda que a taxa de juros do Brasil só chegou ao patamar que está devido à inconsequência e à irresponsabilidade do governo Bolsonaro.
Haddad explicou que ao pegar a ata do Copom e ler às avessas é possível ver que “a medida tomada por Bolsonaro foi populista e estragou o orçamento público”. Segundo o ministro, o Banco Central não chegou a essa taxa de juros no atual governo Lula. “A taxa de juros de 13,75% foi atingida no governo Bolsonaro por causa da inconsequência e da irresponsabilidade da dupla que os bolsonaristas fazem propaganda”, afirmou nesta quarta-feira (1/3) em entrevista ao UOL.
- Haddad sobre juro alto no Brasil: "A economia não vai aguentar"
- Entenda mudanças que resultaram na alta no preço dos combustíveis
- Petrobras reduz preços da gasolina e do diesel: de R$ 0,08 a R$ 0,13 por litro
Haddad também destacou que o país só perdeu com as medidas tomadas durante o governo Bolsonaro. “O Brasil ganhou o quê com isso? Ele perdeu a eleição, o Brasil está com rombo orçamentário e com a maior taxa de juros do mundo. Essa é a herança de Bolsonaro.”
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Economia Haddad: esperamos que BC reaja da maneira prevista nas atas do Copom
- Economia Entenda mudanças que resultaram na alta no preço dos combustíveis
- Economia Governo anuncia Imposto sobre Exportação de petróleo cru para reforçar receitas
- Mundo É preciso investir no combate à crise climática como fazemos na guerra da Ucrânia, diz Kerry
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.