Jornal Correio Braziliense

Transtorno

Itaú sofre instabilidade no Pix e usuários reclamam de sumiço de valores

Segundo o banco, o serviço está indisponível e equipe atua para normalizar. Usuários reclamam das redes de valores que não retornaram às suas contas

O Banco Itaú sofre com instabilidade nos pagamentos por Pix neste sábado (25/2). Usuários reclamam nas redes sociais de transferências que retiram o valor de suas contas, mas não chegam ao destinatário. Em alguns relatos, o dinheiro não retorna à conta dos usuários após a falha na transação. Em comentários nas redes, o Itaú declarou que o serviço do Pix está indisponível e orientou os afetados a aguardar o retorno do valor às suas contas, e não repetir a transação para evitar cobranças duplas.

"Tivemos indisponibilidade no Pix. Orientamos que consulte o extrato e verifique se o valor foi devolvido. Se não constar a devolução, aguarde e não efetue uma nova operação", escreveu o Banco ao responder a reclamações no Twitter.

Por conta do erro, quem faz uma transferência via Pix para contas no Itaú recebe uma mensagem de instabilidade do sistema. Em um supermercado de Brasília, na manhã de hoje, a instabilidade do Pix gerou uma fila nos caixas eletrônicos da unidade para sacar dinheiro. Os clientes não conseguiram realizar o pagamento pelo Pix. A falha no pagamento afetou compradores em pelo menos dois mercados, apurou o Correio.

Segundo o banco, uma equipe está trabalhando para solucionar o problema, o que deve ocorrer "em breve". Usuários também relatam erros em pagamentos via Pix em pedidos do Ifood. "Um pix de R$ 30 saiu da minha conta do Itau para o Ifood e não foi identificado. Itaú desliga na cara e o Ifood não apresenta solução", disse uma usuária da rede. O Itaú respondeu à postagem e explicou que o pix está indisponível.

 

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!