O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 1,3 ponto em fevereiro, para 84,5 pontos, menor nível desde agosto de 2022 (83,6 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice cai pelo terceiro mês consecutivo ao recuar 0,3 ponto, para 86,1 pontos. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (24/2) pela Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE).
Segundo a coordenadora das sondagens, Viviane Seda Bittencourt, a confiança dos consumidores caiu pelo segundo mês consecutivo, devido à uma percepção de piora da situação econômica atual, que é mais percebida pelas famílias de menor poder aquisitivo.
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“As perspectivas ainda são cautelosas, apesar dos consumidores serem otimistas em relação ao mercado de trabalho, o que parece ter sustentado as perspectivas sobre economia e emprego com indicadores acima dos 100 pontos. O contexto econômico das famílias se altera pouco: maior endividamento, taxas de juros elevadas, desaceleração da atividade econômica e a elevada incerteza devem manter a confiança em patamares baixos em 2023”, afirma Bittencourt.
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