O Banco Central (BC) publicou nesta quarta-feira (22/2) mais uma edição do Boletim Focus, que informa as expectativas dos agentes do mercado financeiro em relação à economia do país. Pela décima vez seguida, os investidores elevaram a projeção da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Desta vez, os agentes consideraram que o índice deve encerrar o ano aos 5,89%, o que indica uma alta de 0,1% na expectativa, em relação à última semana. Para o ano que vem, a projeção também foi maior, passando de 4,0% para 4,02%.
Outro índice que teve variação positiva no boletim divulgado hoje foi o Produto Interno Bruto (PIB), que, segundo os analistas, deve encerrar 2023 com um crescimento de 0,8%, indicando um aumento de 0,04 p.p. em relação ao último estudo.
Taxa Selic segue em 12,75%
A expectativa para a taxa básica de juros — que vem sendo muito debatida nas últimas semanas, após as críticas feitas pelo governo federal ao Banco Central, para reduzir a taxa — permanece inalterada em relação à semana passada, quando o mercado elevou a projeção de 12,5% para 12,75%. Atualmente, a Selic é de 13,75% ao ano.
O câmbio do dólar comercial também não sofreu alterações na expectativa. De acordo com os agentes do mercado financeiro, a moeda norte-americana deve ser vendida no fim do ano por R$ 5,25.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!