O mercado de franquias se tornou uma boa opção para quem quer investir ou buscar independência financeira em 2023. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com a BR Insights, no terceiro trimestre de 2022 o faturamento do setor foi 18,7% maior em comparação com o mesmo período do ano anterior. Dentre os 11 segmentos que mais expandiram, o ramo alimentício, que deu um salto de 21,5% em relação ao terceiro trimestre de 2021, ficou em segundo lugar.
A pesquisa aponta que o ramo foi impulsionado pela busca da praticidade da alimentação terceirizada, além do crescimento e comodidade do delivery. Segundo Tom Moreira Leite, presidente da ABF, "em 2022 tivemos um amplo retorno dos contatos presenciais, e ao longo de todo o período, inclusive com a retomada de hábitos como viagens e grandes eventos".
Completam o pódio dos segmentos que registraram maior crescimento hotelaria e turismo (24,5%) e saúde, beleza e bem-estar (21,5%). Adir Ribeiro, CEO da Praxis Business, avalia que o crescimento específico desses setores tem ligação direta com o pós-pandemia. "Na alimentação food service (entrega), acredito que houve uma acomodação, um hábito que se sedimentou durante os anos de crise sanitária."
Fonte de inspiração
Em franquias de alimentação, há várias possibilidades de investimentos. Uma que tem crescido do Brasil é a que busca inspiração na gastronomia estrangeira, como a Frango no Pote, que guarda semelhanças à maneira que o alimento é comercializado nos Estados Unidos. Em uma viagem ao país, Carlos Augusto Nepomuceno da Silva conheceu o frango frito vendido no balde. De volta ao Brasil, teve a ideia de "abrasileirar" o prato ao lado do filho, Carlos Augusto Jr.
Na churrasqueira de casa, em Brasília, desenvolveram uma marinada com temperos nacionais para temperar o frango, utilizando uma farinha exclusiva para empanar, e fritaram os primeiros pedaços. A receita de sucesso levou logo à abertura da primeira loja e à expansão dos negócios. Após 10 anos, completados em 2022, a rede conta com dezenas de lojas espalhadas por todo o país.
A inflação ao longo de 2022, mais alta principalmente no primeiro semestre do ano, e a volatilidade nos preços das matérias-primas foram os principais desafios enfrentados pela companhia no ano passado. Isso, porém, não abalou o crescimento da marca. "Superamos com ajustes de cardápio e parcerias com novos fornecedores", explicou Carlos Augusto Jr., atual CEO da Frango no Pote.
A rede viu seu faturamento chegar a R$ 93 milhões em 2022, um crescimento de 60% em relação ao ano de 2021. Além dos ajustes necessários, Carlos mencionou como fatores importantes para esse resultado o fortalecimento do franqueado, o aumento do ticket médio, campanhas de incentivos com metas e tração de vendas.
Há uma década no mercado, a Frango no Pote inaugurou 10 novas unidades em 2022, chegando a 75 franquias em operação. Para 2023, a meta é inaugurar mais 15 lojas, no Centro-Oeste e Sudeste. A previsão é alcançar uma receita de R$ 125 milhões. "Acreditamos que este seja o ano da consolidação da marca", afirmou o CEO. "Nesse sentido, os processos internos estão em revisão, para que o foco central seja sempre o sucesso de nosso franqueado e um suporte de ponta", emendou.
Curva de crescimento
Também otimista, a ABF projeta para 2023 um crescimento entre 9,5% e 12% no faturamento, 10% em unidades, 4% em redes e de 10% no número de empregados diretos do setor. "A nossa curva de crescimento, a expansão da base instalada e os investimentos e ajustes realizados nos últimos anos indicam uma trajetória positiva para o setor, ainda que tanto a pressão de custos quanto o consumidor com seu comportamento em constante transformação e o acesso a crédito dificultado sejam desafios que permanecem", explicou o presidente da entidade, Moreira Leite.
Nesse sentido, enquanto representante de franchising, "a ABF continuará a buscar aprimoramentos no ambiente de negócios, com destaque para a reforma tributária, e linhas de crédito com condições facilitadas para o setor", completou.
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.