Jornal Correio Braziliense

BANCO CENTRAL

Campos Neto afirma que parceria com TCU é fundamental para 'olhar social'

O presidente do BC tem sido alvo de críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de outros petistas pela taxa de juros exercida pelo BC

Em breve discurso — durante sessão solene no Congresso para marcar os 130 anos do Tribunal de Contas da União (TCU) — nesta quarta-feira (15/2), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto defendeu a transparência das contas públicas. Campos Neto reforçou a importância de não haver retrocessos em ganhos institucionais.

"Os avanços nos ganhos institucionais têm de ser mantidos. É importante não retroceder", afirmou. "O governo precisa dar exemplo em termos de sustentabilidade e agenda verde. O governo precisa ser o exemplo de melhores práticas nesse sentido. A transparência na administração das contas é enorme serviço que fazemos não só para a máquina pública, mas também investidores", disse.

Segundo o presidente do BC, a parceria da autarquia com o TCU é fundamental. "Hoje, o que a gente precisa concentrar é em ter uma disciplina fiscal, entendendo que precisamos ter um olho mais especial no social. Quanto mais transparente e eficiente o público for, mais aptos seremos de captar recursos privados", ressalta.

O presidente do BC tem sido alvo de críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de outros petistas pela taxa de juros exercida pelo BC. Para o mandatário, o índice estabelecido pelo Banco Central atrapalha a recuperação da economia brasileira.

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!