Jornal Correio Braziliense

BRICS

Ex-presidente Dilma Rousseff vai comandar banco do Brics, em Xangai

Ex-presidente deve assumir o banco antes da viagem de Lula para o país asiático

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) deve ser confirmada na presidência do Banco dos Brics, instituição financeira de fomento do bloco de países que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), mais conhecido como Banco do Brics, tem sua sede em Xangai, na China, e hoje é presidido pelo brasileiro Marcos Troyjo, que foi indicado ainda no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele deve sair do cargo ainda neste mês.

Com os sócios estrangeiros aceitando a indicação de substituição solicitada pelo governo de Lula, Dilma, que foi a presidente responsável pelo acordo de criação da instituição em 2014, durante a sexta cúpula do bloco, comandará a instituição até 2025, quando seria o final do mandato de Troyjo.

Troyjo, que foi comentarista na Rádio Jovem Pan, foi muito crítico ao presidente Lula e antes de seguir para a China e assumir o banco em 2020, foi convidado por Paulo Guedes, para ocupar a Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do extinto Ministério da Economia.

A expectativa de fontes ligadas ao governo é que a ex-presidente Dilma assuma o comando da instituição na China antes da realização da viagem de Lula para o país asiático.

Mas Troyjo não deve ficar desempregado, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), já teria convidado o economista para assumir um cargo no governo estadual.

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:



Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!