Combustíveis

Governo Lula confirma volta de impostos sobre combustíveis

Segundo comunicado do Ministério da Fazenda à imprensa, a volta da cobrança dos impostos federais sobre os combustíveis se dará com alíquotas diferentes

Rafaela Gonçalves
postado em 27/02/2023 16:35 / atualizado em 27/02/2023 16:38
 (crédito: Jair Amaral/EM/D.A.Press)
(crédito: Jair Amaral/EM/D.A.Press)

O governo bateu o martelo nesta segunda-feira (27/2) e decidiu acabar com a isenção de impostos federais sobre a gasolina e o etanol já a partir desta quarta-feira, dia 1º de março. Segundo o comunicado do Ministério da Fazenda à imprensa, a volta da cobrança sobre os combustíveis se dará com alíquotas diferentes.

A intenção do governo é promover uma tributação maior sobre combustíveis fósseis, como a gasolina, em relação a combustíveis renováveis, como o álcool. No caso do diesel e do gás de cozinha, os impostos federais estão zerados até 31 de dezembro.

Ainda não estão claro os percentuais, ou seja, a modelagem. Uma reunião entre o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, deve definir as alíquotas.

De acordo com a assessoria da Fazenda, a intenção da volta dos tributos é manter o alinhamento entre três princípios de sustentabilidade: “O ambiental, onerando mais os combustíveis fósseis. O social, penalizando menos o consumidor, e o econômico, preservando a arrecadação.”

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE