Conjuntura

CNI: indústria recupera confiança em fevereiro, avançando em 21 dos 29 setores

Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) deste mês revela otimismo em quatro regiões do Brasil, com exceção do Sul

Raphael Pati*
postado em 24/02/2023 16:32 / atualizado em 24/02/2023 16:36
 (crédito: Divulgação / CBIC)
(crédito: Divulgação / CBIC)

Após um mês de janeiro mais negativo, os empresários do setor de indústrias estão mais confiantes, como indica a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo dados recentes publicados no Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), a confiança no setor apresentou crescimento em 21 dos 29 setores consultados pela confederação durante a fase de estudos.

O indicador de fevereiro revela otimismo em quatro regiões do Brasil, com exceção do Sul. No geral, entre as grandes empresas, o índice de confiança passou a ser positivo, ao contrário do registrado nas pequenas e médias empresas. Ao todo, 1.979 empresas foram consultadas entre 1º e 9 de fevereiro, como informa a CNI.

Os setores que apresentam a maior confiança do empresariado são os de produtos farmoquímicos e farmacêuticos, produtos de limpeza, perfume e higiene pessoal, máquinas, aparelhos e materiais elétricos e extração de materiais não-metálicos. Já os setores pessimistas são os de produtos de madeira, produtos de minerais não-metálicos, confecção de artigos do vestuário e acessórios e móveis.

Na visão do gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, a confiança do empresariado na indústria está sustentada nas expectativas, e não na avaliação das condições atuais.

“Ou seja, quando se vê a confiança como um todo, os empresários mostram confiança, mas ela está baseada nas expectativas dos empresários com relação à sua empresa e com relação à economia brasileira. A avaliação das condições correntes segue negativa e, na verdade, até piorou, na passagem de janeiro para fevereiro”, explica.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE